Programa.Legal.Baile.Funk.VHSRiP.XviD-MDMA
Redação: Hubert, Pedro Cardoso, André Waissman e Marcelo Tas, com a colaboração de Jorge Furtado e Luis Fernando Verissimo
Direção: Guel Arraes, Belisário França
Período de exibição: 09/04/1991-29/12/1992
Horário: às terças-feiras, 21h30
- Estrelado pela dupla Regina Casé e Luiz Fernando Guimarães, o Programa legal mesclava documentário com ficção e humor. Cada edição pretendia mostrar como um “programa de índio” – no caso, um baile funk na periferida do Rio ou uma temporada de compras em Miami em meio a uma horda de turistas – podia se tornar uma aventura interessante e divertida.
- Os temas eram desenvolvidos pelos redatores a partir de uma pauta jornalística elaborada com base em rigoroso trabalho de pesquisa, a cargo de Rita Rocco, e em entrevistas e reportagens realizadas num registro bastante informal. A equipe de redação incorporava material jornalístico à ficção, dando unidade de linguagem e tratamento televisivo ao tema. Era um programa sofisticado, com edição ágil, ritmo acelerado e alta quantidade de informação.
- Dessa forma, o Programa legal tratou, entre outros temas, de turismo, esoterismo, alta sociedade, festa de São João, samba, baile de debutantes, culto ao corpo, música sertaneja e heavy metal. Em cada situação, Luiz Fernando Guimarães e Regina Casé davam vida a uma grande variedade de personagens e entravam em contato direto com as pessoas nas ruas. Para a atriz, o objetivo do programa era justamente trazer a televisão para a rua.
- Em maio de 1991, o Programa legal mostrou o universo dos bailes funk do Rio de Janeiro. Luiz Fernando e Regina Casé visitaram uma festa em Pilares e entrevistaram pessoas que iam aos bailes, organizadas em galeras ou mesmo sozinhas. O programa falou da influência do funk de James Brown, dos primeiros bailes black no Rio, organizados por Ademir Lopes e Big Boy, e do hip-hop. Regina Casé acompanhou Dercy Gonçalves na gravação da Melô das aranhas, uma versão da música Rock das aranhas de Raul Seixas, com o DJ Marlboro, um dos pioneiros do funk carioca. Ainda participaram do programa, entre outros, Tony Tornado, Ed Motta, Sandra de Sá, Jorge Benjor, Ademir Lopes e o grupo Moleque de Rua. No final, os apresentadores subiram ao palco do ginásio em Pilares e cantaram eles mesmos um funk.
- Em outro programa, dessa vez sobre futebol, Regina Casé e Luiz Fernando Guimarães mostraram a aventura que é ir a um estádio em dia de jogo decisivo, brincando com os clichês da linguagem esportiva. Já na abertura, Luiz Fernando aparecia vestido de goleiro e declarava: “Eu dedico essa defesa a essa torcida enorme que sempre nos apoiou, mesmo nos momentos de Ibope mais baixo. Porque você sabe, né? Televisão é 11 milhões contra 11 milhões”. A dupla entrevistou, entre outros, os jogadores Raí, Renato Gaúcho, Zinho, Neto e Müller, os ex-jogadores Toninho Cerezo e Jairzinho e o técnico Telê Santana, que falaram sobre a situação do futebol brasileiro. Torcedores do Flamengo, do Vasco e do Corinthians declararam seu amor ao esporte. “Do Flamengo eu aprendi a gostar desde criança. A mulher eu conheci outro dia”, disse um deles.
- No Maracanã, nas cabines de onde a Rádio Globo fazia a transmissão do jogo, Regina Casé entrevistou o locutor José Carlos Araújo, o Garotinho, uma lenda da radiocomunicação brasileira. Lembrando os grandes comentaristas de futebol, o Programa legal exibiu imagens de arquivo de João Saldanha. Também foram mostradas imagens do lendário Canal 100 e vários gols de jogos importantes da seleção brasileira: Brasil 4 x 2 Chile, em 1958; Brasil 3 x 1 Tchecoslováquia, em 1968; Brasil 4 x 0 Itália, em 1970; e Brasil 4 x 0 Polônia, em 1986. Para coroar o programa, durante a gravação de uma das chamadas, José Moura, o Beijoqueiro, famoso por roubar beijos de personalidades ilustres, conseguiu passar pelos seguranças e beijar Regina Casé.
- Em 1992, chegou a ser gravado um episódio que pretendia mostrar a cidade de Brasília, para além da sua feição de capital política. No entanto, por conta de um mal-entendido entre a produção e assessores do Congresso Nacional, o programa não foi exibido.
- Os produtores haviam encaminhado pedidos formais para as presidências da Câmara e do Senado, solicitando autorização para que se gravassem cenas nas dependências das duas casas. Os pedidos estavam sendo avaliados pelos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado quando, diante da demora da resposta oficial, a equipe começou a gravar entrevistas com deputados. As perguntas diziam respeito ao “lado místico” da cidade. Duas horas de gravação depois, a equipe de produção, Luiz Fernando Guimarães e Regina Casé foram expulsos da Câmara e, logo em seguida, impedidos de entrar no Senado. O então diretor da Divisão de Comunicação do Congresso tentou justificar o ato, alegando que os membros da casa não poderiam se permitir ser expostos em um “programa de deboche”.
- O antropólogo Hermano Vianna, que, ao lado de Regina Casé, foi um dos idealizadores do Programa legal, passou a fazer parte da equipe de redação em março de 1992. Em setembro, uma exposição idealizada pela cenógrafa Cláudia Alencar reuniu cenários, figurinos, objetos de cena e vinhetas do Programa legal nos 1.500m2 do galpão do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Enquanto telas de televisão mostravam cenas de antigos episódios do programa, o público podia atravessar um corredor de motel decadente usado numa edição sobre sexo; passear pela favela cenográfica criada para a edição sobre samba; e apreciar trabalhos do artista plástico Barrão e os figurinos de Cao Albuquerque, entre outras peças.
http://rapidshare.com/files/439403859/Programa.Legal.Baile.Funk.VHSRiP.XviD-MDMA.part1.rar
http://rapidshare.com/files/439403861/Programa.Legal.Baile.Funk.VHSRiP.XviD-MDMA.part2.rar
http://rapidshare.com/files/439407461/Programa.Legal.Baile.Funk.VHSRiP.XviD-MDMA.part3.rar